segunda-feira, 13 de julho de 2015

O Diário Secreto de Lizzie Bennet (Bernie Su & Kate Rorick)

Oi gente, tudo bem?

Depois de um período de ausência eu decidi voltar e falando de algo que eu gosto: livros. Teremos uma mini maratona de resenhas para dar ideias de livros para vocês lerem nas férias e também para tentar comentar dos últimos livros que eu li. Além, é claro, daqueles que eu lerei nas minhas férias também e que virão parar aqui.

O primeiro é, como vocês podem ver no título, O Diário Secreto de Lizzie Bennet. Que para os que não sabem é adaptação da web série The Lizzie Bennet Diaries, que por sua vez também é uma adaptação do clássico Orgulho e Preconceito. Tem post aqui no blog falando dele, já viram?


Bem, como eu disse o livro é um adaptação da websérie, na verdade ele se passa junto, contando em mais detalhes os acontecimentos e todo o por trás e coisas que aconteceram mas que ficam escondidas dos vídeos pelo bem de outros personagens além da Lizzie.


Mas vamos explicar a história. A Lizzie é uma aluna de pós-graduação de Comunicação que decide lançar vídeos diários como projeto do curso. A ideia dela era só conversar com a câmera sob o que acontecia na sua vida, com a sua amiga Charlotte a ajudando nas edições. No entanto, o ano em que o projeto é feito é completamente fora do normal da vida dela. E ela conta tudo que acontece. No livro ela explica mais a questão do motivo dela falar de coisas tão pessoais, ao invés de omitir, como a maioria faria e esse é um ponto positivo.


Eu adoro a maneira como um livro do século XVII pode ter uma história adaptada para algo tão real e próximo dos nossos tempos. Adoraria ver isso acontecendo com outros clássicos, tanto da Jane Austen como de outros autores.


Por ser um diário, a gente não tem uma descrição física de muitos personagens, mas por sorte temos a série além de algumas fotos na capa, contra capa e orelha do livro que ilustram isso. Como essa acima com as irmãs Bennet e a Charlotte. Os personagens coadjuvantes são uns lindos e eu adoro vários deles, como o pai da Lizzie, a Lydia (no começo nem tanto), o Bing, a Gigi... E nem me deixe começar a falar do Darcy, eu amo o Darcy em todas as versões de Orgulho e Preconceito. Se eu não conseguir amá-lo, eu não vou gostar da adaptação.

Meu aniversário! E tem uma carta nele!
A diagramação do livro é muito bem feita, com pedaços do que seriam diálogos transcritos dos vídeos e cartas presos por fitas, bem como um diário normal. Além de desenhos e diagramas feitos pela própria Lizzie. Eu adoro esse tipo de cuidado com os livros e me divirto lendo diários (mesmo que eu nunca consiga manter um). O livro também vem com um marcador para cortar de uma das orelhas. To amando essa moda de ter marcador de página, mas eles podiam ser de destacar por que eu sou muito ruim com uma tesoura.


Devorei o livro durante o fim de semana e aproveitei que ele tava em promoção na livraria quando comprei na sexta. Então, fica a dica de leitura e série para vocês assistirem agora nas férias, ou a qualquer momento para quem não está de férias. Sempre dá pra ler um pouquinho por dia, ou antes de dormir ou no trajeto do ônibus, na fila do banco, qualquer momento cabe um livro. Se gostaram da resenha deixem nos comentários e se tiverem algum livro para me indicar é só falar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário